O polo industrial e comercial
Benfica, desde os primórdios hospedou grandes fábricas e indústrias e atualmente ainda contribui para o capital de giro da cidade do Rio de Janeiro, com empresas que ainda atuam fortemente no bairro. E uma biografia rica dos legados de extintas empresas que renovam sua trajetória.

Imagem da Internet
A área era propícia, por ser próximo da linha férrea e da Avenida Brasil, o que facilitava sua distribuição. A indústria movimentou o local, além de gerar muitas vagas de emprego. Ainda neste fim de década, que foi se prolongando por quase todo decênio dos anos de 1990, o Rio de Janeiro atravessou uma crise econômica que desestruturou fortemente os grandes produtores. E como o leite assim como seus derivados produzidos na CCPL era de consumo diário, e muitas pessoas perdiam seus empregos, a venda nas prateleiras começa a diminuir e, além disso, o bairro começa a entrar em declínio, com muitos desempregados. A fábrica então fecha suas portas no fim dos anos de 1990, deslocando-se para São Gonçalo.

Imagem da Internet
CCPL
Com a crise de abastecimento de leite na cidade do Rio de Janeiro que ocorreu ao fim dos anos de 1930, o artigo teve seu valor muito elevado nas prateleiras, o Governo decidiu criar um programa para cessar essa "crise do leite", beneficiando os produtores, com diminuição de algumas taxas e impostos. A CCPL era proprietária de uma usina que se situava em Benfica, deu inicio a uma grande produção de leite. Apesar das dificuldades ao passar dos anos a fábrica foi progredindo e ao fim dos anos de 1980, passa a ser a marca mais consumida pelos cariocas.
O prédio fica abandonado, até que em 2001, inicia-se uma apropriação do terreno com pessoas de renda entre um ou dois salários mínimo. Sem condições básicas de sobrevivência naquele território. Até que em 2009 inicia um sonho, a população que vive na "comunidade" da CCPL um possível cadastramento no PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Enfim, em 2012 acontece a demolição do antigo e precário complexo, para a construção de um ambiente com condições de moradia, formado por prédios, com saneamento básico, total infraestrutura e áreas de lazer.
Vídeo do YouTube

Maria de Lourdes, 88 anos (moradora do bairro a 80 anos)
Meu pai trabalhou lá, e as sobras eram sempre bem vindas e distribuídas aos vizinhos, eram produtos que estavam perto da validade e doados aos funcionários.
Cadeg
Após a quebra de contrato com a Companhia do Mercado, que fazia o papel de centro de distribuição de produtos agrícolas no Estado do Rio de Janeiro, iniciou-se uma busca por um terreno para que os comerciantes tivesse sua própria central de abastecimento, foi então que os representantes da Associação dos Mercados Municipais angariaram a área que pertencia à antiga fábrica de Cigarros Veados, locada na Rua Capitão Félix, em Benfica. Porém a planta somente foi decretada em setembro de 1957, até que o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara ficou pronto com suas quatrocentos e vinte lojas no ano de 1962.

Imagem da Internet
Hoje o Cadeg, não só é um mercado agrícola, foi avançando e modernizando com os anos, e disponibiliza a seus clientes uma seleção variada de comércio como, flores e jardinagem, bebidas, empórios, laticínios, bancos, vestuário, congelados e etc. É um ponto turístico que atrai principalmente os Portugueses, pela vasta opção gastronômica do País que deu origem ao bairro. O mercado oferece ao longo ano vários festivais como o de inverno e de bacalhau entre outros.

Imagem da Internet
Vídeo do YouTube
Rua dos Lustres
Nos anos de 1980 na Rua Senador Bernardo Monteiro foi inaugurada a primeira loja especializada na venda de lustres e materiais de iluminação, a Casarão Lustres, mas não parou por ai em seguida outras lojas foram se instalando no local, e fez com que o local fosse batizado como a Rua dos Lustres. A via se tornou o maior polo de lojas do segmento, com lojas célebres, reconhecidas e visitadas por pessoas de classe alta e profissionais de arquitetura e decoração prestigiados.

Imagem da Internet
Imagens da Internet
Além de ter a honra de abrigar os comércios e indústrias acima citados, Benfica também hospedou a primeira fábrica da IBM da América do Sul, em 1939 onde a partir de 1961 iniciou a primeira montagem dos computadores 1401. Hoje o terreno é ocupado pela Rede Record Rio de Televisão desde 1992, operando atualmente toda a parte de Jornalismo da emissora. Por muitos anos a APAE esteve instalada na Rua Prefeito Olímpio de Melo. O bairro ainda é cercado pela sede do Jornal O Dia, SENAI e a Fundação Leão XIII.


Imagem da Internet
Imagem da Internet