AS CORPORAÇÕES QUE ZELAM PELO BAIRRO
Cadeia Pública José Frederico Marques
Com a saída do 22° Batalhão que foi transferido para o complexo da Maré, O local foi assumido pelo BEP-Batalhão Especial Prisional, que funcionava como cadeia para Policiais Militares suspeitos de atividades criminosas aguardando por julgamento ou transferência para presídios, mas após alguns escândalos envolvendo regalias aos PMS lá encarcerados, suas atividades foram encerradas em 2015 e os policiais transferidos para o Complexo Penitenciário de Periclino, em Bangu. Para a surpresa não só dos moradores, mas também de todo o Estado do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2017 se inicia uma reforma na cadeia desativada, para receber 17 dos 21 presos da Operação Lava Jato no Rio, eles foram transferidos do Presídio de Bangu, por terem curso superior e direito a prisão especial, dentre os detentos o bairro recebeu o ex Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. O presídio já estava funcionando em um dos seus andares, ocupado para fazer a triagem de presos antes de serem encaminhados para outros presídios. O ex Governador foi transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, que fica no bairro, em maio de 2017.


Aline Habib
Aline Habib

Aline Habib
UPP - ARARÁ/MANDELA
Com a pacificação da favela do arará em 2013, as unidades se alojavam em contêineres. Em 2016 os policiais militares foram transferidos para um prédio, ao lado da Cadeia Pública José Frederico Marques, na Rua Célio Nascimento, com uma estrutura completa de higiene e alimentação oferecida aos 290 policiais que atuam na UPP Arará/Mandela.

Aline Habib
Benfica também conta com o grupamento de Bombeiros Militar do 11° GBM e no destacamento do 1° DBM, que fica na Avenida Dom Hélder Câmara.
Hospital Central Do Exército - HCE

A mais antiga organização militar de saúde foi criada em 1969 e inicialmente foi construído no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro. Na época conhecido como Hospital Real Militar e Ultramar. Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, se consagrou como berço do ensino médico. Em 1890, Marechal Deodoro da Fonseca através de um Decreto o batiza de Hospital Central do Exército. Foi então que o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca através de uma solicitação traz o novo Hospital do Exército para Benfica já no ano de 1902, e o bairro o acomoda há 115 anos.