top of page
Benfica emergiu em 1808 com a chegada da família real portuguesa no Brasil. O bairro é vizinho a São Cristóvão, onde quase toda a corte estava instalada. Alguns portugueses se alojaram na localidade vizinha e os mesmos batizaram o local de Benfica para homenagear o homônimo bairro de Lisboa, em Portugal. Após a Proclamação da República, a fidalguia iniciou uma transferência para a Zona Sul do Rio de Janeiro, passando assim Benfica, a se tornar um bairro de classe média, enquanto o Distrito Federal era locado na cidade do Rio de Janeiro, após a mudança para Brasília, o bairro de Benfica começa a entrar em decadência.
O Auge
Benfica viveu seu esplendor entre os anos de 1940 e 1970, acomodando indústrias de grande porte, como a Gillette, cigarros Veados, Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), pneus Goodyear, a fábrica da IBM, sendo a primeira fora dos Estados Unidos, mas, com a forte crise econômica em 1973 no do período militar o bairro volta a passar por uma fase de pauperização, fazendo com que parte dessas indústrias passe por reformas e se mudem do bairro.
Renascimento
Benfica começa a ser povoado novamente por volta dos anos 50, quando ocorre a retirada das comunidades que havia no Centro do Rio de Janeiro, como o morro do Santo Antônio, onde atualmente fica a Avenida República do Chile, logo então surge à comunidade Parque Arará. Além de receber uma nova população, também se acomoda na região, o departamento de Polícia Especial, e logo atrás do prédio novos moradores se instalam no local com suas famílias, resultando na formação da favela Erédia de Sá. Até então a área era despovoada, com um solo de mangue, transversal a um valão, essas construções se iniciaram por volta dos anos de 1960.

A História do Bairro
Relíquia
No Largo do Pedregulho, está localizada uma das mais antigas fontes do Rio de Janeiro, e ainda em funcionamento. A Peça foi instalada quando Dom Pedro, construiu o reservatório de grande porte no bairro e foi frequentada pelos cidadãos da corte e membros da família real. A fonte é uma escultura, que leva a cabeça da Medusa e foi tombada pela Prefeitura no ano 2000.
bottom of page